Tradução do World Editor
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Tradução do World Editor
Vou disponibilizar algo que eu escrevi sobre o que compõe um aquivo de mapa, nada muito completo, mas serve para se ter uma base:
Maps e o formato MPQ
Um arquivo de mapa do Warcraft possue no nome uma dessas extensões:
.w3m - Warcraft III Map Classic (ROC)
.w3x - Warcraft III Map Expansion (TFT)
.w3n - Warcraft III Campaign
O importante é saber que qualquer arquivo de mapa do Warcraft é na verdade um arquivo MPQ. São como arquivos "zip" ou "rar", contendo outros arquivos dentro dele, normalmente compactados. Um bom programa pra visualizar esse conteúdo é o MPQ Editor.
A Blizzard usa o formato MPQ em vários de seus jogos para guardar todo tipo de coisa em único arquivo. No Warcraft vc encontra MPQs em diversos locais: arquivos de instalação do CD, dados do jogo, patch de atualização e mapas, nem todos esses arquivos terminam com extensão .mpq
Conteúdo de um mapa
Abrindo um arquivo de mapa com o MPQ Editor, é mostrada a estrutura de diretórios e a lista de arquivos que ele contém. Arquivos que começam com "war3map" são os arquivos gerados pelo WE. Os demais arquivos que existirem, ou foram importados manualmente, ou são os arquivos na lista do ImporManager do WE.
A Blizzard nunca revelou nada sobre a engine de seus jogos, nem sobre o formato MPQ, nem sobre o formato dos vários tipos de arquivos que o jogo usa, como os arquivos "war3map". Como a maioria deles são em formato binário e não simples arquivos de textos, para poder tirar qualquer informação entre um punhado de bytes, é preciso saber qual é o formato do arquivo. Como o jogo é escrito em C, basicamente o formato obedece as estruturas da linguagem, possuindo valores com o tamanho de BYTE, WORD, DWORD, structs, sequências de strings... Felizmente existem escovadores de bits que ja desvendaram toda as especificação dos arquivos "war3map": W3M and W3X Files Format
Não sei porque, mas eu só consegui visualizar direito essa página usando o Internet Explorer, pq com o Firefox buga. Quem quiser enteder a especificação tem q ter conhecimento em C, fora também q tem q imaginar uma espécie de legenda para interpretar a correspondêcia entre os diversos asteriscos "*" e as structs correspondentes.
Lista dos arquivos "war3map"
Categorizei a lista usando como critério a função de cada arquivo.
Os arquivos da primeira categoria, com exceção do war3map.j, não tem nenhum efeito no mapa já que eles são somente definições do WE, normalmente são removidos do mapa quando se otimiza ele pois só ocupam espaço. No entanto, sem eles, dificilmente se consegue abrir o mapa com o WE sem acabar dando um Fatal Error, ou seja, o mapa é considerado protegido.
-Código e WE-only data (não essenciais para o mapa ser jogado)
war3map.j - script JASS2; o código JASS que é processado em uma partida
war3map.wtg - triggers
war3map.wct - custom text triggers
war3map.w3r - regions
war3map.w3c - cameras
war3map.w3s - sound
war3map.w3i - imported files list
war3map.wai - artificial intelligence
-Global Settings (arquivos txt, fácil leitura)
war3mapMisc.txt - tudo que é definido no menu Advanced/Gameplay Constants
war3mapSkin.txt - tudo que é definido no menu Advanced/Game Interface
war3mapExtra.txt - tudo que é definido no menu Scenario/Map preferences.
-Terreno
war3map.w3e - environment; tilesets usados e definição da superficie do terreno: elevação e textura
war3map.shd - shadow map file; quando vc usa a opção File/Calculate Shadows no WE é gerada a sombra de cada objeto e salvo neste arquivo
war3map.wpm - path map file; defini as areas de passagem, View/Pathing é uma visualização dessas marcações
-Inserção
war3map.doo - doodad; posição e dimensão de trees, destructables e doodads inseridos no terreno
war3mapUnits.doo - units/itens; posição de units e itens inseridos no terreno
-Info
war3map.i - info; contém as informações mostradas quando vc inicia o mapa
war3map.wts - string data; tabela de strings usadas no script JASS e nas object datas
-Imagens
war3mapMap.blp - minimap image; arquivo de imagem, fundo do minimap mostrado no canto inferior esquerdo
war3map.mmp - menu minimap; arquivo da imagem mostrada nas tela de criação da partida
-Object Data (tudo que se altera no Objet Editor)
war3map.w3u - units
war3map.w3t - items
war3map.w3b - destructables
war3map.w3d - doodads
war3map.w3a - abilities
war3map.w3h - buffs
war3map.w3q - upgrades
Se vc tentar abrir o Dota, vai ver que não há nenhum diretório e só existem arquivos File0000000XX.blp. Acontece que quando se protege um mapa (Wc3mapoptimizer), ele acaba perdendo a lista de nome dos seus arquivos. Isso torna muito difó cil querer extrair uma determinada mísica, ou um model, ou textura ja que é impossí vel identificar oq vc procura.
A solução é abrir o mapa usando um listfile que é um arquivo de texto com os caminhos e nomes dos arquivos desse mapa.
Maps e o formato MPQ
Um arquivo de mapa do Warcraft possue no nome uma dessas extensões:
.w3m - Warcraft III Map Classic (ROC)
.w3x - Warcraft III Map Expansion (TFT)
.w3n - Warcraft III Campaign
O importante é saber que qualquer arquivo de mapa do Warcraft é na verdade um arquivo MPQ. São como arquivos "zip" ou "rar", contendo outros arquivos dentro dele, normalmente compactados. Um bom programa pra visualizar esse conteúdo é o MPQ Editor.
A Blizzard usa o formato MPQ em vários de seus jogos para guardar todo tipo de coisa em único arquivo. No Warcraft vc encontra MPQs em diversos locais: arquivos de instalação do CD, dados do jogo, patch de atualização e mapas, nem todos esses arquivos terminam com extensão .mpq
Conteúdo de um mapa
Abrindo um arquivo de mapa com o MPQ Editor, é mostrada a estrutura de diretórios e a lista de arquivos que ele contém. Arquivos que começam com "war3map" são os arquivos gerados pelo WE. Os demais arquivos que existirem, ou foram importados manualmente, ou são os arquivos na lista do ImporManager do WE.
A Blizzard nunca revelou nada sobre a engine de seus jogos, nem sobre o formato MPQ, nem sobre o formato dos vários tipos de arquivos que o jogo usa, como os arquivos "war3map". Como a maioria deles são em formato binário e não simples arquivos de textos, para poder tirar qualquer informação entre um punhado de bytes, é preciso saber qual é o formato do arquivo. Como o jogo é escrito em C, basicamente o formato obedece as estruturas da linguagem, possuindo valores com o tamanho de BYTE, WORD, DWORD, structs, sequências de strings... Felizmente existem escovadores de bits que ja desvendaram toda as especificação dos arquivos "war3map": W3M and W3X Files Format
Não sei porque, mas eu só consegui visualizar direito essa página usando o Internet Explorer, pq com o Firefox buga. Quem quiser enteder a especificação tem q ter conhecimento em C, fora também q tem q imaginar uma espécie de legenda para interpretar a correspondêcia entre os diversos asteriscos "*" e as structs correspondentes.
Lista dos arquivos "war3map"
Categorizei a lista usando como critério a função de cada arquivo.
Os arquivos da primeira categoria, com exceção do war3map.j, não tem nenhum efeito no mapa já que eles são somente definições do WE, normalmente são removidos do mapa quando se otimiza ele pois só ocupam espaço. No entanto, sem eles, dificilmente se consegue abrir o mapa com o WE sem acabar dando um Fatal Error, ou seja, o mapa é considerado protegido.
-Código e WE-only data (não essenciais para o mapa ser jogado)
war3map.j - script JASS2; o código JASS que é processado em uma partida
war3map.wtg - triggers
war3map.wct - custom text triggers
war3map.w3r - regions
war3map.w3c - cameras
war3map.w3s - sound
war3map.w3i - imported files list
war3map.wai - artificial intelligence
-Global Settings (arquivos txt, fácil leitura)
war3mapMisc.txt - tudo que é definido no menu Advanced/Gameplay Constants
war3mapSkin.txt - tudo que é definido no menu Advanced/Game Interface
war3mapExtra.txt - tudo que é definido no menu Scenario/Map preferences.
-Terreno
war3map.w3e - environment; tilesets usados e definição da superficie do terreno: elevação e textura
war3map.shd - shadow map file; quando vc usa a opção File/Calculate Shadows no WE é gerada a sombra de cada objeto e salvo neste arquivo
war3map.wpm - path map file; defini as areas de passagem, View/Pathing é uma visualização dessas marcações
-Inserção
war3map.doo - doodad; posição e dimensão de trees, destructables e doodads inseridos no terreno
war3mapUnits.doo - units/itens; posição de units e itens inseridos no terreno
-Info
war3map.i - info; contém as informações mostradas quando vc inicia o mapa
war3map.wts - string data; tabela de strings usadas no script JASS e nas object datas
-Imagens
war3mapMap.blp - minimap image; arquivo de imagem, fundo do minimap mostrado no canto inferior esquerdo
war3map.mmp - menu minimap; arquivo da imagem mostrada nas tela de criação da partida
-Object Data (tudo que se altera no Objet Editor)
war3map.w3u - units
war3map.w3t - items
war3map.w3b - destructables
war3map.w3d - doodads
war3map.w3a - abilities
war3map.w3h - buffs
war3map.w3q - upgrades
Se vc tentar abrir o Dota, vai ver que não há nenhum diretório e só existem arquivos File0000000XX.blp. Acontece que quando se protege um mapa (Wc3mapoptimizer), ele acaba perdendo a lista de nome dos seus arquivos. Isso torna muito difó cil querer extrair uma determinada mísica, ou um model, ou textura ja que é impossí vel identificar oq vc procura.
A solução é abrir o mapa usando um listfile que é um arquivo de texto com os caminhos e nomes dos arquivos desse mapa.
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